top of page

Ofereço um Programa de Acompanhamento Online completo para alunos da Engenharia Híbrida ou EAD da Unicesumar. Neste programa ensino a resolver, com todos os detalhes, a atividade Mapa e as Atividades de Estudo das semanas 2, 4, 6 e 8. Tem AULA AO VIVO via Google Meet toda semana, incluindo aulas preparatórias para a prova presencial. Esclareço todas as suas dúvidas via WhatApp ou Telegram. Tenha um feedback rápido, eficiente e objetivo para acelerar o seu aprendizado. Além disso estão incluídas aulas de matemática básica, aulas dos principais assuntos da disciplina e aulas onde ensino a utilizar o software Geogebra. Em 2019, enquanto ainda tinha prova, todos os meus alunos foram aprovados com ótimas notas. Confira o depoimento de alguns dos meus alunos no Google.

​

Aprenda rápido, para você mesmo fazer suas atividades. Meu método te possibilita vivenciar uma experiência de aprendizagem positiva! Venha aprender, para você mesmo fazer suas atividades, sentir-se capaz, desenvolver seu raciocínio, memória, criatividade e outras habilidades.

​

O seu curso de Engenharia está uma tortura? Se sente incapaz? Chegou a pensar em desistir do curso? Estuda muito e aprende pouco? Fica frustrado por não conseguir fazer as atividades avaliativas? Eu sei bem como é, pois passei por algumas dessas experiências durante a minha graduação.
 

Meu método te possibilita vivenciar uma experiência de aprendizagem positiva! Venha aprender, para você mesmo fazer suas atividades, sentir-se capaz, desenvolver seu raciocínio, memória, criatividade e outras habilidades. 

​

Toda a minha experiência, tanto como aluno como professor, me permitiu desenvolver um método que pode mudar positivamente a forma como você vivencia a graduação.

​

Sou professor de matemática com mais de 20 anos de experiência. Desde 2019 ofereço um serviço de suporte durante toda a disciplina para alunos da Engenharia Híbrida Unicesumar. 

​

Toda a minha experiência, tanto como aluno como professor, me permitiu desenvolver um método que pode mudar a forma como você vivencia a graduação.


O preço é acessível e o trabalho é sério, direcionado para quem quer aprender o conteúdo de verdade.

​

Satisfação garantida! Período de 7 dias para conhecer o trabalho. Se não ficar satisfeito neste período, devolvo seu dinheiro.

​

Assista minhas aulas disponíveis no Youtube, veja as recomendações dos meus alunos e entre em contato para conhecer meu trabalho. Entre em contato para saber se as inscrições para este módulo ainda estão abertas. Clique aqui e cadastre seu email para ser informado dos conteúdos gratuitos, promoções e abertura das inscrições para o próximo módulo. É possível contratar diretamente pela plataforma Hotmart, onde o conteúdo é disponibilizado. Caso tenha alguma dúvida, me chame no WhatsApp ou Telegram antes de contratar.

Vagas limitadas!

Mapa GAAL 53/2022
Captura de tela de 2022-08-09 08-53-00.png
flor da vida azul.png
facebook.png
icone lattes.png
icone google fundo transparente.png
flor da vida azul.png

Disciplinas que acompanho: Geometria Analítica e Álgebra Linear, Cálculo Diferencial e Integral I, Engenharia Econômica, Cálculo Diferencial e Integral II, Física I, Física II, Cálculo Numérico, Estatística, Resistência dos Materiais, Fenômenos de Transporte e Termodinâmica.

Atividade Mapa de Geometria Analítica e Álgebra Linear - GAAL

Grupo Gratuito no Telegram: https://t.me/+BGU4BWtL2o5kYmNh

Engenharia Híbrida Unicesumar 53/2022

Mapa GAAL 53/2022

​

ETAPA I – TAMANHO DAS CORREIAS
 
Imagine que você é trainee em uma empresa que trabalha com a distribuição de peças mecânicas. Em uma das reuniões de rotina, a gerência apresentou um novo projeto, que corresponde a instalação de novas correias transportadoras em um de seus galpões.
Você foi envolvido no projeto para auxiliar nas estimativas iniciais. Considerando que as correias não possuem elevação, que a Correia I inicia na posição de coordenadas (30,30) e acaba em (40,10), e que a Correia II começa em (40,10) e acaba em (60,40):
a) Qual o tamanho da Correia I?
b) Qual o tamanho da Correia II?
c) Se fosse necessária uma terceira correia (Correia III), ligando o final da correia II ao início da correia III, qual tamanho ela teria?

Observação: As correias devem ter o dobro do tamanho da distância entre seu início e seu fim. O ponto (0,0) corresponde à entrada principal do galpão. As coordenadas estão em metros.

​

ETAPA II – MATRIZ DAS DEMANDAS

​

A ideia de instalar essas novas correias motivou novas ações, incluindo a interligação dos diversos galpões da empresa, com o intuito de otimizar o tempo de transporte de itens de um para outro. A seguir estão apresentados os galpões e quais os fluxos possíveis de transporte de peças mecânicas.
 

 

 

Em situações como essa, podemos usar uma matriz para simular a inter-relação entre os galpões. Seu supervisor gostaria que analisasse os fluxos entre os galpões usando matrizes e como exemplo, ele apresentou a situação a seguir: 
Pode-se representar essa situação como uma matriz, em que, na primeira linha apresentam-se as ligações entre A e demais pontos e na segunda linha apresentam-se as ligações entre B e demais pontos. Se há fluxo, o elemento na matriz será “1”, se não houver, o elemento será zero. Sendo assim, como se tem duas posições, deve-se considerar uma matriz 2x2: Percebe-se que A não se liga com ele mesmo, por isso o elemento da primeira linha/primeira coluna será zero, mas será 1 na segunda coluna, pois há fluxo de A para B. Já posição B não tem fluxo levando a nenhuma posição.


a) Apresente a matriz A, que representa os fluxos de peças entre os galpões.
b) Apresente a matriz D, que representa as quantidades totais das demandas, em milhões de unidades, definida pela matriz A multiplicada pela matriz M. 


ETAPA III – OCUPAÇÃO
 
Existe uma maneira de calcular a ocupação de cada galpão, utilizando a matriz D das demandas, que corresponde à resposta da questão “b” da ETAPA II.
Para isso, primeiramente, é preciso calcular os autovalores da matriz D. Depois escolha o autovetor que corresponde ao autovalor mais alto dentre os autovalores calculados. Divida cada coordenada do autovetor pela soma de suas coordenadas. Os valores encontrados vão corresponder à ocupação dos galpões, respectivamente, do Galpão A, do Galpão B e do Galpão C.

a) Calcule os autovalores da matriz D.
b) Apresente o autovalor de valor mais alto.
c) Apresente o autovetor do autovalor calculado em “b”.
d) Calcule as ocupações de cada galpão.

bottom of page