Mapa Química Geral 2021       ⇩Role a tela para baixo⇩   Página Inicial clique aqui

​Atividade Mapa de Química Geral e Inorgânica - QGI

Engenharia Híbrida Unicesumar

Módulo 53/2021


Ofereço um serviço de acompanhamento durante toda a disciplina para alunos da Engenharia Híbrida Unicesumar. O preço é acessível e o trabalho é sério, direcionado para quem quer aprender o conteúdo de verdade. O custo é de apenas R$250 por disciplina, este é o custo para o módulo todo e pode ser parcelado. Contratando simultaneamente duas disciplinas tem desconto e o custo é de apenas R$350 para o pacote com as duas disciplinas. Caso tenha interesse em contratar meus serviços e queira mais informações sobre meu trabalho entre em contato comigo: 

                                             

Disciplinas que estou acompanhando no módulo 53 de 2021:  Química Geral e Inorgânica, Química ExperimentalGeometria Analítica e Álgebra Linear

 
Disciplinas que acompanho: Geometria Analítica e Álgebra Linear, Cálculo Diferencial e Integral I, Cálculo Diferencial e Integral II, Física I, Física II, Cálculo Numérico, Estatística, Resistência dos Materiais e Fenômenos de Transporte.


Mapa de Química Geral e Inorgânica 53/2021

O fosfato de cálcio é definido como um sal de cálcio do ácido fosfórico. Consiste em um sólido branco, inodoro, encontrado em ossos e dentes humanos. Por esse motivo, esse composto químico tem ampla aplicação como componente de enxertos ósseos artificiais. Adicionalmente, é utilizado na formulação de fertilizantes e na indústria alimentícia, como aditivos alimentares. Sua fórmula química é Ca 3 (PO 4 ) 2 , sendo também conhecido como fosfato de cálcio tribásico ou fosfato tricálcico. Industrialmente, pode ser sintetizado por reações químicas que envolvam íons cálcio e íons fosfato, geralmente em fase líquida e sob
condições controladas de pH. Dentre os possíveis precursores da síntese de Ca 3 (PO 4 ) 2 , destacamos o ácido fosfórico (ou ortofosfórico), H 3 PO 4 , e o hidróxido de cálcio, Ca(OH) 2 . Trata-se de uma reação entre um ácido e uma base moderados, resultando em um sal pouco solúvel em água, que se precipita em solução.
Nesta atividade, vamos estudar a reação de síntese do fosfato de cálcio (Ca 3 (PO 4 ) 2 ), a partir do ácido fosfórico (H 3 PO 4 ) e do hidróxido de cálcio (Ca(OH) 2 ). Em seguida, consideraremos uma situação hipotética, utilizando a reação citada para resolvê-la. Na resolução desta atividade, todas as considerações e os cálculos deverão ser detalhados, para que se verifique o raciocínio utilizado em cada uma das questões.
a) Considere a reação industrial de produção de fosfato de cálcio. Realize o balanceamento da reação química entre H 3 PO 4 e Ca(OH) 2 , que produz Ca 3 (PO 4 ) 2 e H 2 O. Em seguida, escreva a equação química balanceada.
b) A reação química obtida pode ser considerada uma reação de oxirredução? Justifique sua
resposta.
c) Situação hipotética: Considere uma produção industrial de 12,4 ton/dia (ou 12400 kg/dia) de fosfato de cálcio. Sabendo que todo fosfato da indústria é produzido a partir da reação química entre ácido fosfórico e hidróxido de cálcio, determine as quantidades (em kg) diárias necessárias dos dois precursores para se obter a produção desejada de fosfato.
Dados (Massas molares): H = 1g/mol; O = 16g/mol; P = 31g/mol; Ca = 40g/mol.
d) A indústria química compra ácido fosfórico (H 3 PO 4 ) na forma líquida. Os dados do rótulo do fornecedor indicam composição 80% (p/p) e densidade de 1,6kg/L. Com base nas especificações da matéria-prima, qual volume (em L) de ácido fosfórico é consumido diariamente no processo industrial?

telegram.jpeg
whatsapp.png