Mapa FenoTran 2022     ⇩Role a tela para baixo⇩   Página Inicial clique aqui

​Atividade Mapa de Fenômenos de Transporte - FENOTRAN

Engenharia Híbrida Unicesumar

Módulo 52/2022

Sou professor de matemática com mais de 20 anos de experiência e atualmente leciono Cálculo e Álgebra Linear na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Se você tem dificuldade com matemática, ficou muito tempo sem estudar ou tem pouco tempo para se dedicar aos estudos, meu trabalho vai ajudá-lo. Desde 2019 ofereço um serviço de acompanhamento em toda a disciplina para alunos da Engenharia Híbrida Unicesumar. O preço é acessível e o trabalho é sério, direcionado para quem quer aprender o conteúdo de verdade. Ensino a resolver a atividade Mapa e as atividades das semanas 2, 4, 6 e 8. Além disso disponibilizo aulas de matemática básica e dos principais assuntos de cada disciplina.
 

O prazo de inscrição para as disciplinas do módulo 52/2022 encerra no dia 20/05/2022.
Vagas limitadas!


 Caso tenha interesse em contratar meus serviços e queira mais informações sobre meu trabalho entre em contato comigo:

           

            (44) 99848-8895

contato@autonomiaeliberdade.com

 

Disciplinas que estou acompanhando no módulo 52 de 2022:  Mecânica e Resistência dos Materiais, Fenômenos de Transporte, Física 1 e Física 2


Disciplinas que acompanho: Geometria Analítica e Álgebra Linear, Cálculo Diferencial e Integral I, Cálculo Diferencial e Integral II, Física I, Física II, Cálculo Numérico, Estatística, Resistência dos Materiais e Fenômenos de Transporte.


Mapa de Fenômenos de Transporte 52/2022

Contextualização
A transferência de calor, um dos fenômenos de transporte estudados, é fundamental para diversos ramos da engenharia. Seja na refrigeração de motores, nos processos de secagem, em refinarias e reatores, no projeto de fornos, caldeiras e outras máquinas térmicas e até mesmo no projeto de um isolamento térmico adequado que garanta o conforto dos ambientes: a transferência de calor está sempre presente.
A transferência de calor em fornos é um complexo conjunto de fenômenos que envolvem troca de calor por radiação, convecção e condução térmica.
Além disso, esses equipamentos devem ser dimensionados visando encontrar um compromisso ótimo entre o custo de investimento, determinado pelas características e dimensões das superfícies de troca de calor, e o custo operacional, representado pelo rendimento térmico global do equipamento.
Portanto, o conhecimento pleno da troca de calor é ESSENCIAL dentro da Indústria.


"Mão na massa":


Baseado no que foi apresentado nas aulas e na explicação acima, pede-se:
a) Pesquise sobre os três processos de transferência de calor citados e descreva equipamentos e/ou processos onde o estudo desses fenômenos são importantes nas industrias.
b) Discorra sobre as diferenças entre os processos, levando em consideração a sua aplicação e seu equacionamento, e aponte quais as consequências, no projeto de um forno, no caso de um cálculo incorreto.
c) Os fornos industriais são, por exemplo, muito utilizados na INDÚSTRIA DE CIMENTO. Nessa  indústria, a matéria prima é transportada em lotes, triturada e homogeneizada em uma mistura a ser transferida a um forno rotativo aquecido a 1500°C por uma fonte interna. O interior do forno rotativo é revestido por material isolante, protegendo o casco de aço das altas temperaturas presentes, além de protegê-lo das propriedades corrosivas do material em processamento. A temperatura do casco deve ser mantida abaixo de 350°C para proteção do aço contra danos.
Suponha que você foi convidado para participar do projeto de um forno para uma indústria de cimento.
Considerando que a transferência de calor ocorre apenas por CONDUÇÃO e os seguintes dados:
O forno é um grande duto rotativo medindo 60 m de comprimento por 12 m de diâmetro (interno);
Material refratário de k = 0,04 kcal/h.m.°C
q = 19418 kcal/h
A variação de temperatura no material refratário ocorre de acordo com a seguinte equação:
Determine a espessura da camada do material refratário.
Observações:
* A formatação deve ser realizada de acordo com as normas da ABNT, NÃO SENDO necessário os elementos capa, folha de rosto, resumo, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão, etc.
Formatação recomendada: Orientação do papel A4 (21 cm x 29,7 cm) retrato (vertical).
Margens: superior e esquerda com 3 cm de distância da borda da página; inferior e direita, 2 cm.
Fonte do texto: arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.
Fazer a referência bibliográfica conforme as normas da ABNT

telegram.jpeg
whatsapp.png