top of page

    Mapa Física II 2022     ⇩Role a tela para baixo⇩   Página Inicial clique aqui

​Atividade Mapa de Física Geral e Experimental 2 - FGE2

Engenharia Híbrida Unicesumar

Módulo 52/2022

Sou professor de matemática com mais de 20 anos de experiência e atualmente leciono Cálculo e Álgebra Linear na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Se você tem dificuldade com matemática, ficou muito tempo sem estudar ou tem pouco tempo para se dedicar aos estudos, meu trabalho vai ajudá-lo. Desde 2019 ofereço um serviço de acompanhamento em toda a disciplina para alunos da Engenharia Híbrida Unicesumar. O preço é acessível e o trabalho é sério, direcionado para quem quer aprender o conteúdo de verdade. Ensino a resolver a atividade Mapa e as atividades das semanas 2, 4, 6 e 8. Além disso disponibilizo aulas de matemática básica e dos principais assuntos de cada disciplina.
 

O prazo de inscrição para as disciplinas do módulo 52/2022 encerra no dia 20/05/2022.
Vagas limitadas!


 Caso tenha interesse em contratar meus serviços e queira mais informações sobre meu trabalho entre em contato comigo:

           

            (44) 99848-8895

contato@autonomiaeliberdade.com

 

Disciplinas que estou acompanhando no módulo 52 de 2022:  Mecânica e Resistência dos Materiais, Fenômenos de Transporte, Física 1 e Física 2


Disciplinas que acompanho: Geometria Analítica e Álgebra Linear, Cálculo Diferencial e Integral I, Cálculo Diferencial e Integral II, Física I, Física II, Cálculo Numérico, Estatística, Resistência dos Materiais e Fenômenos de Transporte.


Mapa de Física Geral e Experimental II 52/2022

Labirinto de Resistores.
Observe o arranjo de resistores dados abaixo:

Neste labirinto todas as resistências são de 4,0 Ω e todas as fontes são ideais e possuem uma força
eletromotriz de 10 V.
Exercício 1A – Determine o valor absoluto e o sentido da corrente i.
Dica 1: lembre-se que a corrente elétrica procura sempre o caminho “mais fácil”, ou seja, o caminho que lhe proporciona menor resistência ao seu movimento dentro do circuito.
Dica 2: Esta questão é resolvida por meio da Primeira Lei de Ohm.
Dica 3: você não precisa resolver o Labirinto todo para encontrar o sentido e o valor da corrente, apenas o ramo que possui a corrente sinalizada.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE 2.
Proceda aos passos elencados abaixo e em seguida responda às perguntas:
Passo 1 – Acesse a disciplina de Física Geral e Experimental II no seu Studeo.
Passo 2 – Clique em Laboratório Virtual e procure pelo experimento “Lei de Ohm”.
Passo 3 – Clique em “Roteiro” e leia-o INTEIRAMENTE.
Passo 4 – Realize o experimento de acordo com o Roteiro lido no passo anterior e tome nota dos pontos que você considera mais importante. Realize este passo quantas vezes você achar necessário.
Responda:
Exercício 2A – Seguindo o Virtualab, realize a Fase I – Resistência elétrica em função da área e do comprimento do condutor (páginas 12 a 18 do roteiro). Em seguida, preencha as duas tabelas abaixo:

​Em seguida, responda: a partir dos resultados obtidos nas duas tabelas, o que é possível afirmar sobre a relação entre a Resistência e (i) o comprimento e; (ii) a área do fio utilizado, respectivamente? (iii) Existe uma fórmula que correlaciona essas três variáveis? Se sim, qual? (iv) Os valores de Resistência mudariam caso o material do fio condutor fosse alterado? Se sim, o valor da resistividade do material e a resistência são diretamente ou indiretamente dependentes?
Exercício 2B – Seguindo o Virtualab, realize a Fase II – A corrente elétrica em função da tensão e da
resistência elétrica em um fio resistor (páginas 19 a 25 do roteiro). Em seguida, preencha a tabela abaixo:
Em seguida, após o preenchimento da Tabela 3, construa um gráfico de corrente (A) por tensão (volts).

Coloque a corrente no eixo das abcissas e a tensão no eixo das ordenadas. Montado o gráfico, responda:
(i) O resistor trabalhado pode ser considerado um resistor ôhmico? Justifique a sua resposta.
(ii) Qual o valor da resistência nesta fase do experimento?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE 3.
Proceda aos passos elencados abaixo e em seguida responda às perguntas:
Passo 1 – Acesse a disciplina de Física Geral e Experimental II no seu Studeo.
Passo 2 – Clique em Laboratório Virtual e procure pelo experimento “Campo Magnético em um Fio Retilíneo”.
Passo 3 – Clique em “Roteiro” e leia-o INTEIRAMENTE.
Passo 4 – Realize o experimento de acordo com o Roteiro lido no passo anterior e tome nota dos pontos que você considera mais importante. Realize este passo quantas vezes você achar necessário.
Responda:
Exercício 3A – Antes de ligar o interruptor e fazer a corrente circular pelo circuito, a agulha da bússola está apontando para o Norte. O que acontece quando colocamos a bússola em uma das três possíveis posições? Por quê?
Exercício 3B – Ao ligarmos o interruptor e permitir a circulação da corrente pelo circuito existe a deflexão da agulha da bússola (a agulha mexe), mesmo quando invertemos a polaridade da fonte. Pergunta-se: por que a agulha mexe?
Exercício 3C – Suponha que a corrente elétrica que passa por esse circuito é de 2 A, e que um ponto de interesse P esteja perpendicularmente a 2 cm do eixo do fio condutor. Qual a intensidade e direção do campo magnético neste ponto? (Considere a permeabilidade magnética do meio igual à do vácuo).
Exercício 3D – Observe os dois desenhos dados abaixo com a circulação das correntes em ambos os
sentidos no circuito. Desenhe o sentido do campo magnético em ambos os desenhos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE 4.
Proceda aos passos elencados abaixo e em seguida responda às perguntas:
Passo 1 – Acesse a disciplina de Física Geral e Experimental II no seu Studeo.
Passo 2 – Clique em Laboratório Virtual e procure pelo experimento “Ângulo Limite e Refração da Luz”.
Passo 3 – Clique em “Roteiro” e leia-o INTEIRAMENTE.
Passo 4 – Realize o experimento de acordo com o Roteiro lido no passo anterior e tome nota dos pontos que você considera mais importante. Realize este passo quantas vezes você achar necessário.

 

Responda:
Exercício 4A – Seguindo o Virtualab, realize o Tutorial Virtualab das páginas 8 a 12. Observe que você trabalhará com a face convexa do prisma neste momento. Girando o prisma como demonstra o roteiro, complete a tabela abaixo com os valores de ângulo de incidência e ângulo de refração, respectivamente:
Exercício 4B – A partir dos valores encontrados para os índices de incidência e refração ao girar o prisma em 40º no Exercício 4A, calcule o valor do índice de refração da lente. Considere que o índice de refração do meio externo é igual ao índice de refração do ar: 1,00.
Exercício 4C – Seguindo o Virtualab, realize o Tutorial Virtualab das páginas 13 a 15. Observe que você trabalhará agora com a face plana do prisma. Girando o prisma como demonstra o roteiro, complete a tabela abaixo com os valores de ângulo de incidência e ângulo de refração, respectivamente:

telegram.jpeg
whatsapp.png
bottom of page