Mapa Estatística 2022      ⇩Role a tela para baixo⇩   Página Inicial clique aqui

​Atividade Mapa de Estatística e Probabilidade

Engenharia Híbrida Unicesumar

Módulo 51/2022

 

Sou professor de matemática com mais de 20 anos de experiência e atualmente leciono Cálculo e Álgebra Linear na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Se você tem dificuldade com matemática, ficou muito tempo sem estudar ou tem pouco tempo para se dedicar aos estudos, meu trabalho vai ajudá-lo. Desde 2019 ofereço um serviço de acompanhamento em toda a disciplina para alunos da Engenharia Híbrida Unicesumar. O preço é acessível e o trabalho é sério, direcionado para quem quer aprender o conteúdo de verdade. Ensino a resolver a atividade Mapa e as atividades das semanas 2, 4, 6 e 8. Além disso disponibilizo aulas de matemática básica e dos principais assuntos de cada disciplina.
 

O prazo de inscrição para as disciplinas do módulo 51/2022 encerra no dia 13/03/2022.
Vagas limitadas!

            (44) 99848-8895

contato@autonomiaeliberdade.com

Disciplinas que estou acompanhando no módulo 51 de 2022:  Cálculo NuméricoEstatística

e Cálculo Diferencial e Integral II (CDI 2)
Disciplinas que acompanho: Geometria Analítica e Álgebra Linear, Cálculo Diferencial e Integral I, Cálculo Diferencial e Integral II, Física I, Física II, Cálculo Numérico, Estatística, Resistência dos Materiais e Fenômenos de Transporte.

Mapa de Estatística e Probabilidade 51/2022

CONTEXTUALIZAÇÃO

 

 
Já sabemos que a apresentação de um estudo estatístico completo requer o desenvolvimento de várias etapas, conhecidas por “fases do método estatístico”. Estas etapas consistem em: definir o problema, identificar a variável de interesse e a população do estudo, desenvolver um plano para a coleta de dados, apurar os dados, apresentar os dados e analisar e interpretar os dados.
Você como futuro(a) engenheiro(a) preocupado com o mercado de trabalho leu no site “GUIA DA CARREIRA” que dentre as mais de trinta especializações e subáreas derivadas da Engenharia, a média salarial de um engenheiro no Brasil é de:
6 salários mínimos para uma jornada de 6 horas
7,25 salários mínimos para uma jornada de 7 horas
8,5 salários mínimos para uma jornada de 8 horas
Não satisfeito com a sua leitura, você se lembrou das aulas de Estatística e Probabilidade, e decidiu colocar a mão na massa: fazer um levantamento para descobrir se realmente esta é faixa salarial brasileira de um engenheiro.
As fases do método estatístico encontram-se descritas nas etapas a seguir, que você deverá resolver sequencialmente.
 
Fonte: https://www.guiadacarreira.com.br/salarios/quanto-ganha-um-engenheiro/
 
ETAPA 1
 
Considerando o cenário atual, e ainda, a necessidade de conhecer a realidade do salário de engenheiros de todo o Brasil, você fez um levantamento da média salarial dos engenheiros a partir de um questionário elaborado no Google Forms, que foi enviado no e-mail deles.
40 engenheiros responderam o seu formulário, informando o salário deles em reais, referentes a uma jornada de trabalho de 8 horas. Os resultados encontram-se abaixo:

 

Atente-se! Para os dados acima não foram consideradas variáveis que possam interferir nos salários, como faixa etária, experiência no cargo, especificidade da engenharia e outros.
Com base nos dados coletados, chegou a hora de apurá-los. Para isto, realize as fases a seguir:
 
1.a. Organize os dados brutos, em rol.
 
1.b. Com base nos dados organizados em ordem crescente, construa uma distribuição de frequências, utilizando 5 classes.
A sua distribuição de frequências deverá conter as frequências absolutas, frequências relativas, frequências relativas percentuais e frequências acumuladas percentuais, como o exemplo abaixo:

 

Lembre-se de colocar o passo-a-passo de todos os cálculos desenvolvidos; para isto você pode, por exemplo, utilizar a ferramenta equação do Microsoft Word.
 
ETAPA 2
 
Com base na distribuição de frequências elaborada na etapa anterior, você deverá construir dois gráficos:
 
2.a. Um gráfico de setores para a frequência relativa percentual.
 
2.b. Um histograma para a frequência absoluta.
 
Atenção! Seu gráfico poderá ser feito à mão, ou utilizando o Microsoft Excel, ou software similar.
 
ETAPA 3
 
Agora que você já apurou e apresentou os dados, chegou a hora de cumprir a última tarefa do seu estudo estatístico. Você deverá analisar e interpretar os dados, para chegar a uma conclusão.
Para isto, faça os cálculos que seguem:
 
3.a. Encontre a média dos dados agrupados.
 
3.b. Encontre a mediana dos dados agrupados.
 
3.c. Encontre o desvio padrão dos dados agrupados.
 
3.d. Redija um texto com as principais conclusões do estudo estatístico.

telegram.jpeg
whatsapp.png
Captura de tela de 2022-02-26 16-36-07.png
Captura de tela de 2022-02-26 16-37-59.png