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Ensino a resolver, com todos os detalhes, a atividade Mapa e as Atividades de Estudo. Ofereço aulas preparatórias para a prova presencial esclareço todas as suas dúvidas sobre a disciplina contratada. Tenha um feedback rápido e eficiente para acelerar o seu aprendizado. Além disso, disponibilizo aulas de matemática básica, dos principais assuntos de cada disciplina e ensino a usar o software Geogebra e o Excel conforme necessário. Em 2019, enquanto ainda tinha prova, todos os meus alunos foram aprovados com ótimas notas. Confira o depoimento de alguns dos meus alunos no Google.

Aprenda rápido, para você mesmo fazer suas atividades. Meu método te possibilita vivenciar uma experiência de aprendizagem positiva! Venha aprender, para você mesmo fazer suas atividades, sentir-se capaz, desenvolver seu raciocínio, memória, criatividade e outras habilidades.

O seu curso de Engenharia está uma tortura? Se sente incapaz? Chegou a pensar em desistir do curso? Estuda muito e aprende pouco? Fica frustrado por não conseguir fazer as atividades avaliativas, e, por desespero compra a solução das atividades? Eu sei bem como é, pois passei por algumas dessas experiências durante a minha graduação.

Sou professor de matemática com mais de 20 anos de experiência e desde 2019 ofereço um serviço de suporte durante toda a disciplina para alunos da Engenharia Híbrida Unicesumar. 

Toda a minha experiência, tanto como aluno como professor, me permitiu desenvolver um método que pode mudar a forma como você vivencia a graduação.


O preço é acessível e o trabalho é sério, direcionado para quem quer aprender o conteúdo de verdade.

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Um sistema linear consiste em um conjunto de equações lineares que compartilham as mesmas variáveis. Não há restrição quanto ao número de equações que um sistema linear pode conter. Esses sistemas são fundamentais na matemática, permitindo a descrição de situações do mundo real e a resolução de problemas mais abstratos, como os encontrados na álgebra linear.

Frequentemente, podemos nos deparar com um problema ou cenário do mundo real que é, na verdade, um sistema linear. Se pudermos reconhecer que um sistema linear está sendo descrito e tivermos a informação correta à nossa disposição, então poderemos construí-lo expressando-o algebricamente. Tendo isso em mente, escreva e resolva os sistemas lineares a seguir:
 
1) Uma mulher comprou ingressos de um show para seus três filhos, bem como um ingresso de adulto para ela. O custo total dos ingressos é de R$ 100.  Seu amigo comprou um ingresso para ele e sua mulher para o mesmo show, além de dois ingressos para os filhos. O amigo dela pagou R$ 120 no total pelos ingressos. Sabendo que os ingressos infantil e adulto possuem valores diferentes:

a) Construa o sistema linear para essa situação.
b) Determine os valores do ingresso infantil e do ingresso adulto.

2) John investiu sua herança de R$ 12000 em três fundos de investimento diferentes: a primeira parte foi colocada em um fundo do mercado monetário que rende juros de 3% ao ano; a segunda parte em títulos municipais rendendo 4% ao ano; e o restante em fundos mútuos que rendem 7% ao ano. Sabendo que John investiu R$ 4000 a mais em fundos mútuos do que em títulos municipais e que o total de juros ganhos em um ano foi de R$ 670:

a) Escreva o sistema linear para essa situação.
b) Resolva o sistema linear e determine quanto ele investiu em cada tipo de fundo.

Observação: você deve utilizar o Octave para a resolução dos dois sistemas lineares.

Disciplinas que acompanho: Geometria Analítica e Álgebra Linear, Cálculo Diferencial e Integral I, Engenharia Econômica, Cálculo Diferencial e Integral II, Física I, Física II, Cálculo Numérico, Estatística, Resistência dos Materiais, Fenômenos de Transporte e Termodinâmica.

Atividade Mapa de PROGRAMAÇÃO E CÁLCULO NUMÉRICO

Engenharia Híbrida Unicesumar 51/2023

Mapa CÁLCULO NUMÉRICO 51/2023

PROBLEMATIZAÇÃO
 
Cálculo Numérico e a Engenharia
 
Problemas de engenharia podem ser resolvidos através de diferentes metodologias, sendo que a solução por métodos numéricos proporciona uma série de pontos positivos que colaboram para uma melhor compreensão dos fenômenos com um bom balanceamento entre tempo, custo e qualidade.
 
Os métodos numéricos são aplicações de algoritmos pelas quais é possível formular e resolver problemas matemáticos usando operações aritméticas menos complexas. Estes também são conhecidos como métodos indiretos. A análise numérica idealiza e concebe métodos para “aprovar” de forma eficiente as soluções de problemas expressados matematicamente. O objetivo principal da análise numérica é encontrar soluções “aproximadas” para problemas complexos.
 
Fonte: https://www.esss.co/blog/metodos-numericos-para-simulacao-na-engenharia. Acesso em: 13 fev. 2023.
 
Levando em consideração essa abrangência dos Métodos Numéricos, avalie e resolva os 4 problemas a seguir que dizem respeito a questões envolvendo custos, análise de projetos, determinação de propriedades e discussões acerca da importância da programação.

DEMANDA I – Controle de custos
 
Uma empresa comprou uma peça de equipamento de $ 60.000 sem entrada e pagando $ 15.000 por ano por seis anos. Qual a taxa de juros que você está pagando? A fórmula que relaciona o valor atual P, os pagamentos anuais A, o número de anos n e a taxa de juros i é:


Fonte: o autor.

​De posse dessas informações, responda o que se pede indicando 4 casas decimais nas respostas e indicando os erros de cada aproximação.
 
a) Considerando que o método escolhido foi o da bisseção, qual o resultado da aproximação encontrada (apresente também o erro) para a taxa de juros?

Considere:
Intervalo = [0,10;0,90]
Realize até a iteração i = 10
 
b) Considerando que o método escolhido foi o das cordas, qual o resultado da aproximação encontrada (apresente também o erro) para a taxa de juros?

Considere:
Intervalo = [0,10;0,90]
Realize até a iteração i = 5
 
c) Se a dívida for renegociada de forma que os juros anuais sejam de 8% mantendo-se a parcela anual, em quanto tempo essa dívida será paga? Utilize o método das Cordas com:

Intervalo = [1,6]
Realize até a iteração i = 10

​DEMANDA II – Avaliação de dados
 
Um estudo de engenharia de transporte foi conduzido para determinar um projeto adequado de faixas para bicicleta. Foram coletados dados sobre a largura das faixas para bicicleta e a distância média entre as bicicletas e os carros trafegando. Os dados de nove ruas são:


Fonte: o autor.

​a) Trace os dados.

b) Ajuste uma reta aos dados, por regressão linear. Acrescente essa reta ao gráfico.
c) Se a distância mínima média segura entre as bicicletas e os carros trafegando for igual a 2 m, qual será a largura mínima da faixa correspondente? (Considere duas casas decimais).
d) Ajuste uma parábola aos dados. Com a parábola ajustada, se a distância mínima média segura entre as bicicletas e os carros trafegando for igual a 2 m, qual será a largura mínima da faixa correspondente (considere duas casas decimais).

DEMANDA III – Avaliação de processo
 
A taxa de resfriamento de um corpo pode ser expressa por:

 

Fonte: o autor.

​em que T é a temperatura do corpo (°C), Ta é a temperatura do meio ao redor (°C) e k é uma constante de proporcionalidade (por minuto). Logo, essa equação (chamada de lei de resfriamento de Newton) especifica que a taxa de resfriamento é proporcional à diferença entre a temperatura do corpo e a do meio ao redor. Se uma bola de metal aquecida a 80°C for jogada na água que possui uma temperatura mantida constante em Ta = 20°C, a temperatura da bola muda da seguinte forma:


Fonte: o autor.

​Qual a constante “k” para esse caso?

​DEMANDA IV – Programação
 
As disciplinas de programação fazem parte do ciclo básico da Engenharia e, consequentemente, temos que aprender a falar a “linguagem das máquinas” logo nos primeiros semestres, sem entender muito bem como aquilo pode ter alguma relevância. Algoritmos, linguagens de programação (Python, C, C++, Java, R e outras) se misturam e podem dar um nó na cabeça de muita gente.
 
Contudo, esse processo é essencial para a formação. Na verdade, a linguagem em si não importa muito, mas a lógica de programação faz toda a diferença. Entender a lógica pode contribuir para a sua formação como engenheiro(a) e para a resolução de problemas cotidianos (principalmente os que envolvem lógica). Atribuir uma sequência de tarefas para uma máquina, na ordem certa, exige que você entenda o problema e saiba o passo a passo para resolvê-lo.
 
Fonte: https://engenharia360.com/saber-programar-na-engenharia. Acesso em: 13 fev. 2023.
 
Inspirado pela reportagem apresentada, utilize seus conhecimentos sobre Programas, Softwares, Bancos de Dados e Bibliotecas para indicar como tarefas rotineiras podem ser executadas, analisadas e otimizadas com a utilização da programação e o uso de algoritmos.

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